Paraty - Dicas de viagem para Paraty/RJ

No extremo sul do Estado do Rio de Janeiro a 235km da capital, na divisa com São Paulo, situa-se Paraty, no fundo da Baía da Ilha Grande e aos pés da Serra da Bocaina.

 

 

Paraty é um destino turístico reconhecido nacionalmente por seu patrimônio histórico e cultural, com seu casario e igrejas em estilo colonial, calendário cultural diversificado, celebrações de festas religiosas tradicionais e suas manifestações artísticas, além das belas praias e ilhas que integram a magia da Mata Atlântica.

 


Suas mais de 300 praias, 65 ilhas e centenas de cachoeiras, estão protegidas em cinco unidades de conservação de Mata Atlântica.

São inúmeros os motivos que fazem desta cidade um destino com um charme inconfundível. A cidade é encantadora quando se conhece de perto a rica cultura local, que torna vivo o merecido título de Patrimônio Histórico Nacional que Paraty possui.


O centro histórico de Paraty é um convite a uma verdadeira viagem ao passado. Como não são permitidos carros nesta parte da cidade, o casario bem conservado e representativo das arquiteturas dos séculos XVIII e XIX, pode ser admirado em um passeio a pé por suas ruas irregulares, calçadas com pedras no estilo pé-de-moleque. As sutilezas históricas de Paraty são muitas e quase intocadas, como o símbolo enigmático dos maçons nas paredes de inúmeras casas do século XVII, a forma labiríntica de suas ruas ou os lampiões que iluminam a noite, dando um charme especial aos casarões.

 

Paraty é famosa pela fabricação artesanal de cachaça, tradição que remonta ao século XVIII. O município já chegou a ter mais de 200 engenhos e casas de moenda, e possui atualmente alguns engenhos artesanais em funcionamento.

 

blue_tree_an_728x90.gif

 

 

Centro Histórico
O Centro Histórico de Paraty é cheio de vida, ritmo e a alegria vindo dos artistas de rua, restaurantes coloridos e índios Guaranis que vendem e expõem seus artesanatos. Além disso junta-se turistas de todos os cantos do Brasil e do Mundo, que fazem desse lugar um espetáculo a parte de culturas e povos de diferentes nacionalidades e pensamentos.

blue_tree_an_728x90.gif

Percorrendo o seu centro histórico, poderá encontrar desde aconchegantes restaurantes e apreciar comidas de diferentes paladares ou entrar em um bar onde toca Jazz a noite toda, bebendo uma cerveja ou chopp bem gelado.

 

 
 

PRAIAS 
Em Paraty existem mais de 100 praias, cada uma você encontrará paisagens naturais diferentes. Algumas são locais com muito luxo e outras desertas. Muitas praias são de difíceis acesso, o mais aconselhado é fazer um passeio de Escuna que sai todos os dias do porto de Paraty ou alugar uma embarcação. A bordo das escunas você poderá conhecer a baia de Paraty, suas ilhas e praias, além de poder fazer um excelente e romântico almoço a bordo dessas embarcações.

 Praia do Pontal
É a praia mais perto do centro histórico de Paraty e possui diversos bares e restaurantes, é um agradável lugar para saborear comidas típicas de praia como camarão, peixinho frito, beber água de coco ou uma ceveja gelada.

 

Praia do Jabaguara
Um pouco mais distante do centro histórico, logo após a praia do Pontal e do morro do Forte chega-se a esta praia tranquila e com alguns quiosques e algumas casas no final , possui uma longa extensão, sendo ótima para crianças devida a sua pouca profundidade e poucas ondas.
 

Pousadas e Hoteis 728x90

 

Praia Vermelha
É uma praia distante do centro onde só se chega de escuna, barco ou fazendo uma trilha pela mata e montanhas, há bares que servem comídas típicas e frutos do mar, está praia encontra-se protegida dentro da APA de Cairuçú
 

Praia do Sono
Esta praia encanta por sua beleza e tranquilidade, ideal para surfista, mochileiros e aventureiros. Fica um pouco mais distante do centro de Paraty localizado no caminho para um condomínio de luxo com entrada na rodovia Rio-Santos.
 


 

Praia Paraty Mirim
Para chegar à praia de Paraty-Mirim, deve-se pegar a Rio-Santos em direção a São Paulo até o Km 154,5, onde haverá um acesso sendo indicado por placas, seguindo por estrada de terra. No caminho, passa-se por uma Reserva Indígena dos indios guaranís, fiscalizada pela FUNAI. É uma das praias mais bonitas da baia de Paraty, pouco visitada e excelente para o banho. Existem bares que servem pratos de pescas da região.
 


Praia de Laranjeiras
É sem dúvida a praia mais famosa e uma das mais desejadas do Brasil, está localizada dentro do famoso  Condomínio Laranjeiras , trata-se de um luxuoso condomínio com praias particulares, cachoeiras e até campo de golfe, o acesso a praia fica na entrada de Trin dade sentido Patrimônio. Esta praia é fechada mas banhistas podem ter acesso somente a pé.

 

Praia do Jurumirim 
 Deliciosa praia situada em uma enseada onde se chega apenas de Escuna. O famoso velejador Amyr Klink possui uma casa de veraneio localizada nessa praia, onde vários coqueiros fazem um contraste especial com o verde esmeraldo do mar, a um córrego de agua de deságua ao canto da praia, nesta praia existem também uma trilha onde se pode chegar até Paraty-Mirim.
 


■ CACHOEIRAS 
Cachoeira de Iririguaçu
Possui dois saltos, com alturas de 4 m e 2 m respectivamente, com águas claras, transparentes e frias. Excelente para banhos, tanto nas piscinas como nas duchas naturais existentes. Próximo e acima da cachoeira existem três grandes piscinas naturais, com profundidade em torno de 2m.

Cachoeira da Pedra Branca
Possui dois saltos de 5 m de altura, com águas transparentes e frias, propícias para banhos. O rio é cercado por vegetação densa de pequeno e médio porte e suas águas deslizam sobre lajes de pedra que formam pequenas piscinas e duchas naturais.

Cachoeira Pedra Lisa/Taquari
Localizada em trecho de rio com corredeiras, não se caracteriza pelas quedas d’água, mas pela formação de várias piscinas, escorregas e duchas naturais. Suas águas límpidas, transparentes e frias são ótimas para banhos. A trilha de acesso até a cachoeira representa, por si, um atrativo à parte.

Cachoeira do Tobogã
A cachoeira é formada por uma imensa pedra, por onde a aguá desliza, formando um excelente Tobogã, ótimo para se deslizar até uma pequena piscina natural de fundo de areia e pequenas pedras.

Cachoeira da Usina
Local com grande quantidade de pequenas rochas. Além de pequenas quedas d'água, há tambem uma bela piscina natural, com área aproximada de 80m. Suas águas são transparentes e frias, em tom amarelado, devido às areias escuras do fundo do rio. Excelente local para banhos, pois além da piscina, há escorregas e duchas naturais. Próximo à cachoeira há uma pequena ilha na parte central do leito do rio.


Poço das Lajes
Localizada a 300m próxima ao Poço; das Andorinhas, no local foi construido uma pequena barragem, que formou uma pequena piscina natural, cercada por imensas pedras, seu fundo é de areia. Subindo o rio, pelas pedras, é possivel alcançar o Poço das Andorinhas.

 

JPG Institucional 250x250



Poço das Andorinhas
Caracteriza-se por dois grandes boulders dispostos sobre o leito do rio, com um estreito espaço entre eles, por onde jorram as águas que formam um salto de aproximadamente 3,5 m. Suas águas são claras, transparentes e frias, ótimas para banhos. No local existe um poço grande e fundo, e uma ducha natural. Alguns metros abaixo do poço, encontra-se um escorrega natural, muito procurado pelos visitantes.

 

Fonte: Brasilturismo.com